Quem Somos

O Curso Souza Barros de Enfermagem iniciou suas atividades em 1999, com a proposta de ocupar um nicho até então pouco explorado: a formação profissional de indivíduos para atuarem como técnicos de enfermagem.

A enfermagem é uma profissão exercida por três níveis profissionais que se definem por sua formação escolar em:

  • Auxiliares de enfermagem: formação de nível Fundamental, que teve o curso profissional extinto (Resolução COFEN Nº 276/2003), passando a ser um curso livre.

  • Técnico de enfermagem: formação de nível pós-Médio. Embora sendo reconhecido como profissão desde 1986, pela Lei 7498/86, só alcançou notoriedade no final da década de 1990.

  • Enfermeiro: formação de nível Superior.

À época, final da década de 90, as fundadoras do curso de enfermagem juntaram suas habilidades. Rosane – formada na área de enfermagem, então professora no departamento de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Ana Neri/UFRJ, e consultora em cursos de enfermagem de nível auxiliar – e Rosangela, profissional que atuava na área de supervisão financeira, vislumbraram um cenário positivo e abriram a primeira unidade do Curso na Rua Dias da Cruz, no Méier.

A escolha da localização foi importante devido à proximidade com as escolas de nível Médio e com a malha viária. O que começou com uma sala de aula e um laboratório prático cresceu e transformou-se em um andar inteiro com 8 salas, no prédio localizado na Rua Arquias Cordeiro, também no Méier.

Além de estar em um local privilegiado, o Curso nasceu com o objetivo de desmistificar e de consolidar a enfermagem no mercado, superando os diversos preconceitos aliados à sua prática. Como propósito, a ideia de FORMAR GENTE PARA CUIDAR DE GENTE.

Esta missão tem acompanhado a evolução da saúde no Brasil ao longo do tempo, e refletiu-se na implantação de políticas que visavam não apenas combater os estados de morbidade, mas também levar a prevenção e doenças e a promoção da saúde às mais diversas populações.

À época do surgimento da profissão de técnico de enfermagem ainda não havia conteúdos consolidados sobre o tema, e os livros sobre o assunto eram caros, de linguagem difícil, voltados à formação de nível Superior; em muitos casos, eram até escritos em outros idiomas. A fim de facilitar e de viabilizar o acesso de seus alunos ao conteúdo necessário, o Curso Souza Barros inovou e construiu um material didático próprio.

Em seus primeiros 12 anos de existência, a empresa se expandiu e passou se constituir de 3 unidades de negócio:

  • Unidade Torre Norte Shopping: formada por seis salas comerciais, sendo 4 próprias, no prédio anexo ao Norte Shopping, maior Shopping da Zona Norte.

  • Unidade Madureira: prédio comercial próprio, de dois andares, com cerca de 500m² de área construída no centro do Bairro de Madureira. Próximo ao Madureira Shopping a às estações de trem e BRT do bairro.

  • Unidade Campo Grande: a mais nova unidade é uma casa comercial alugada no Centro de Campo Grande, próxima ao comércio e às estação de trens e linhas de ônibus, vans e BRTs que se conectam com toda a Zona Oeste da cidade.

Em 2019, o Curso Souza Barros completa 20 anos de sucesso no mercado, tendo formado milhares de profissionais que atuam no mundo todo.

 

 

UNIDADE 1

MADUREIRA

Rua Américo Brasiliense, 73
Madureira – Zona Norte
Rio de Janeiro – RJ
CEP: 21351-060

Tel: (21) 3847-7777

Mais informações…

UNIDADE 2

NORTE SHOPPING

Av. Dom Helder Câmara, 5200
Cachambi – Zona Norte
Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20771-004

Tel: (21) 2281-0778

Mais informações…

UNIDADE 3

CAMPO GRANDE

Rua Aracaju, 83
Campo Grande – Zona Oeste
Rio de Janeiro – RJ
CEP: 23080-070

Tel: (21) 3684-2594

Mais informações…